Friday, October 24, 2008

Trabalho sobre LER.

Prezada Prof. Renata,
estou encaminhando-a, o primeiro trabalho que fizemos da disciplina de Eng. de Segurança, do curso de Eng. Ambiental.

TRABALHO I

Como hoje os computadores estão mais ergonômicos e quais as tecnologias novas para que viessem a contribuir para o melhoramento da ergonomia.

Introdução

Definição de ergonomia – A Ergonomia pode ser definida em 5 palavras: adaptação do trabalho às pessoas.
Em mais palavras, Ergonomia pode ser definida como o trabalho interprofissional que, baseado num conjunto de ciências e tecnologias, procura o ajuste mútuo entre o ser humano e seu ambiente de trabalho, (COUTO, 2002).
A ergonomia nasceu em 12 de julho de 1949,nesse dia reuniram-se, pela primeira vez na Inglaterra, um grupo de cientistas e pesquisadores interessados em discutir e formalizar a existência desse novo ramo de aplicação interdisciplinar da ciência. Na segunda reunião desse mesmo grupo, ocorrido em 16 de fevereiro de 1950, foi proposto o neologismo ergonomia, formado dos termos gregos ergo, que significa trabalho e nomos, que significa regras, leis naturais (Lida).

Orientação especial para usuários de computadores portáteis:
Na hora de escolher o modelo de laptop:1. Considerar muito o peso do equipamento. Escolher modelos bem leves (há alguns que pesam 1,8 kg com a fonte). A maioria dos modelos reduz o peso colocando unidades de disk-drive e CD-ROM externos. Prefira esses modelos.2. Atentar-se para as dimensões do teclado. Teclados muito pequenos são anti-ergonômicos. Dar preferência aos teclados em que a dimensão da tecla seja aquela dos teclados comuns.3. É fundamental que o teclado tenha 4 teclas em separado: Home, PgUp, PgDn e End. Compre somente equipamentos que tenham essas teclas em separado. Aqueles que, para fazerem essas funções é necessário usar a tecla de Função (Fn) são inadequados.4. Prefira aparelhos de telas maiores.5. Prefira modelos com apontador no meio (pequena alavanca vermelha entre as teclas G, H e B). Aqueles dotados exclusivamente de touch pad não atendem em termos de velocidade. Lembre-se de usar o apontador com uma mão e clicar com a outra.
O Suporte Ergonômico para Laptops é ideal para os casos em que este tipo de computador é utilizado no escritório como estação de trabalho por períodos prolongados.Ele posiciona a tela na altura e distância ideal, evitando o mau posicionamento dos braços, ombros e pescoço. Para a utilização correta do produto, deve-se acoplar ao laptop um mouse e teclado externos.O suporte mede 25cm de largura, 36cm de profundidade e sua altura podem variar de 15cm até 22cm. O vão para encaixe do laptop mede 4,3cm de altura de 25cm de comprimento, (figura 1).
Figura 1: Suporte ergonômico para laptops

A OMS propõe então 24 facetas da qualidade de vida agrupadas em 6 domínios:Área 1 - Domínio Físico- Ausência de dor e desconforto- Energia e ausência de fadiga- Sono e repousoÁrea 2 - Domínio Psicológico- Sentimentos positivos- Pensar, aprender, memória e concentração - Auto-estima- Imagem corporal e aparência- Ausência de sentimentos negativosDomínio 3 - Nível de Independência - Mobilidade- Atividades de vida cotidiana- Independência de medicação e tratamentos- Capacidade de trabalhoDomínio 4 - Relações Sociais- Relações pessoais- Suporte (apoio) social- Atividade sexualDomínio 5 - Meio Ambiente- Segurança física e proteção - Ambiente no lar- Recursos financeiros- Cuidados de saúde e sociais: disponibilidade e qualidade- Oportunidade de adquirir novas informações - Participação e oportunidade de recreação e lazer- Ambiente físico: poluição, ruído, trânsito e clima- TransporteDomínio 6 - Aspectos espirituais, religião, crenças pessoais- Espiritualidade/ religiosidade / crenças pessoais (ergoltda).

Objetivo
Este trabalho tem como objetivo mostrar, como as novas tecnologias em ergonomia para o uso de computadores, mais especificamente laptops, venham a amenizar os grandes casos de “LER”.

Justificativa
Que com o conhecimento dos problemas encontrados pelos trabalhadores e usuários de certos produtos, os engenheiros possam desenvolver novos equipamentos e suas devidas adaptações para uso correto pelos usuários.

Para uso correto dos laptops, já existe no mercado suportes para os mesmos e para o uso correto seria a adaptação de um teclado e mouse externo.
Segundo COUTO (2002), uma boa situação mesa-cadeira, o ângulo tronco-coxa deve ser de 100º.





Referências Bibliográficas
COUTO, Hudson de Araújo. Ergonomia aplicada ao trabalho em 18 lições. Belo Horizonte; Ergo, 2002. 202p.: il.
LIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher, 1997. 465 p. ISBN 852120017
http://www.ergoltda.com.br/ergonomia/index.html . Acessado em quinta-feira, 14/08/08, às 20:00 hrs.
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.seton.com.br/aanew/produtos/imgg/X568.jpg&imgrefurl. Acessado em quinta-feira, 14/08/08, às 20:45 hrs.

Att,
Paulo Sérgio

No comments: