Monday, August 17, 2009

Grupo 04: FUNDACENTRO Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho

A Fundacentro é uma instituição vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego e é a única que produz e difunde conhecimentos sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente. Sendo que o objetivo e missão são: a elaboração, gestão de políticas e difusão de conhecimentos que contribuem para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores, visando o desenvolvimento sustentável com crescimento econômico, promoção da eqüidade social e proteção do meio ambiente.
A Fundacentro teve sua criação oficial em 1966, no entanto a sua história começa em 1960, devido ao crescente índice de acidentes e doenças do trabalho. Neste período, o governo brasileiro pediu ajuda à OIT – Organização Internacional de Trabalho, para solucionar os altos índices de acidentes e doenças vinculados ao trabalho. Durante o Congresso Americano de Medicina do Trabalho, em março de 1964, realizado em São Paulo, houve a idéia de criar uma instituição voltada para o estudo e pesquisa das condições ambientais de trabalho. Entretanto, só foi em 1965 que o governo decidiu realmente pela criação de um centro especializado, tendo a cidade de São Paulo como sede, em função do porte de seu parque industrial.
Os primeiros estudos e pesquisas foram sobre os efeitos de inseticidas organoclorados na saúde, da bissinose (doença ocupacional respiratória que atinge trabalhadores do setor de fiação, expostos a poeira de algodão e juta), sobre as conseqüências das vibrações e ruídos em trabalhadores que operam marteletes, sobre o teor da sílica nos ambientes de trabalho na indústria de cerâmica e ainda sobre os riscos da exposição ocupacional ao chumbo.
A Fundacentro, em 1974, vinculou-se ao Ministério do Trabalho – MTE, aumentando assim, suas atribuições e com isto teve que mudar de local, passou do bairro Perdizes para o bairro Pinheiros. Além desta ligação, ela também contribui com a Organização Mundial da Saúde e com a Organização Internacional do Trabalho. Também mantém intercâmbio com toda América Latina, Europa, Japão e Austrália.
Atualmente esta instituição se encontra presente em 11 Estados e no Distrito Federal. Esta unidade é descentralizada, atua de acordo com os princípios do tripartismo, ou seja, é representado por meio de suas organizações de classes onde a sua instância máxima é o Conselho Curador (Figura 1).




A trajetória da Fundacentro é a história das lutas e conquistas para a melhoria dos ambientes profissionais e redução das taxas de acidentes de trabalho no país. Na década de 70 eram certa de 1 milhão de acidentes e hoje em dia são registrados cerca de 400 mil ocorrências por ano.
A Fundacentro realiza e apóia, em conjunto com outras entidades da área de Segurança e Saúde no Trabalho, eventos tais como: exposições, feiras, fóruns, mesas redondas, painéis, seminários, simpósios, workshops, convenções, conferências, palestras, debates, encontros, visitas técnicas, reuniões, congressos e cursos. Abaixo são listados alguns cursos e eventos que serão realizados nos próximos meses.


CURSOS


Titulo: As Relações Sociais do Trabalho Judiciário Contemporâneo e suas Consequências na Saúde dos Seus Trabalhadores

Período: Turma 1 - 05 de Agosto a 25 de Novembro de 2009. Turma 2 - 12 de Agosto a 18 de Novembro de 2009 Local: Fundacentro - CTN
Titulo: Investigação e Análise de Acidentes do Trabalho pelo Método de Árvores de Causas

Período: 18 e 19 de Agosto de 2009

Local: Sorocaba - SPInformações: Inscrições até dia 10 de Agosto de 2009, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Sorocaba e Região. Rua Dr. Artur Martins, nº 153 - Sorocaba - SP Tel: (0xx15) 3231-3212
Titulo: 10º Curso de PPRA e PCMSOG específico para Galvânicas

Período: 11 de Setembro a 03 de Outubro de 2009

Local: Fundacentro - CTNInformações: SINDISUPER - Sindicato da Indústria de Proteção, Tratamento e Transformação de Superfícies do Estado de São Paulo Tel: (0xx11) 3251-2744 com Edson ou D. Marilene
Titulo: Curso de Riscos à Saúde no Trabalho em Fundições

Período: 16 a 18 de Setembro de 2009

Local: Fundacentro - CTNInformações: As inscrições estarão abertas a partir de Agosto de 2009 Tel: (0xx11) 3066-6124/ 3066-6337


EVENTOS


III FÓRUM PREPARATÓRIO DO VI CMATIC REGIÃO SUDESTE
Objetivo:
Promover a difusão e o intercâmbio de informações técnico-científicas entre instâncias governamentais e sociedade civil organizada_ Consolidar sugestões e propostas para o VI Congresso Nacional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção - VI CMATIC, buscando difundir e incentivar ações que promovam a melhoria das condições e meio ambiente do trabalho saudável, seguro e digno.
Local : Auditório do SENAC / ES
Taxa de Inscrição : ISENTO
Início : 27/8/2009 à 27/8/2009
Horário : 08h00 às 17h30


Encontro sobre Efeitos da Exposição Ocupacional e Ambiental a Aerossóis
Objetivo :
Discutir a patogenia das doenças ocupacionais/ambientais causadas pela inalação de substâncias tóxicas. Apresentar dados sobre a ocorrência de silicose no Estado de Minas Gerais. Discutir os efeitos da poluição ambiental sobre a morbidade e mortalidade na população geral. Discutir as medidas de alerta, educação, notificação e prevenção, adequadas e efetivas, visando a melhoria da vigilância epidemiológica e o futuro controle da silicose e outras pneumoconioses no Estado de Minas Gerais. Discutir o efeito de agrotóxicos na morbimortalidade. Apresentar as diretrizes do diagnóstico do mesotelioma.
Local : Auditório do CETES - Centro de tecnologia da Saúde UFMG
Taxa de Inscrição : R$100,00
Início : 23/9/2009 à 25/9/2009
Horário : 08h30 às 18h00


3ª Feira Internacional de Saúde e Segurança no Trabalho - Expo Proteção
Objetivo : A Fundacentro participará como expositora com stand localizado na Rua 6000 no. 6020 - Pavilhão Azul No estande serão vendidas publicações, DVD´s, CD-Rom de caráter técnico- científico, institucionais e didáticos. Doações de fascículos institucionais e didáticos.
Local : Expo Center Norte - Pavilhão Azul
Taxa de Inscrição : Isento
Início : 26/8/2009 à 28/8/2009
Horário : 13h00 às 21h00


A Modernização do Trabalho na Perspectiva das Novas Formas de Conflitos e de Penosidade
Objetivo :
A Conferência apóia-se nos primeiros resultados de uma ampla pesquisa sociológica com duração de 3 anos (2006 a 2009) dentre diversas categorias profissionais do setor de serviços, quais sejam: comércio, ensino público, transporte público ferroviário e telecomunicações. A pesquisa teve como objetivo discutir permanências e rupturas do mundo do trabalho moderno em relação à organização do trabalho e às formas de penosidade no trabalho. Seus resultados indicam os desafios colocados para a sociedade em geral e em especial para o movimento sindical.
Local : Auditório
Taxa de Inscrição : Isento.
Início : 17/8/2009 à 17/8/2009
Horário : 14h00 às 17h00

Fonte:
WEB SITE: http://www.fundacentro.gov.br/conteudo.asp?D=CTN&C=29&menuAberto=1

No comments: