Tuesday, August 18, 2009

Grupo 2 - Organização Mundial da Saúde (OMS)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada na data de 7 de abril de 1948, sua sede fica situada em Genebra, na Suíça, e ela é subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU). O Sistema das Nações Unidas é formado pela Secretaria das Nações Unidas, pelos programas e fundos das Nações Unidas e pelos organismos especializados. Essas entidades têm seus próprios pressupostos e órgãos de direção e estabelecem suas próprias normas e diretrizes. Prestam assistência técnica e outros tipos de ajuda prática em quase todas as esferas de atividade econômica e social.
Dessa forma, a OMS é enquadrada como um organismo especializado na área da saúde mundial, e sua constituição tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. Sendo o conceito de saúde abordado pela OMS, o seguinte: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência da doença”. Outro conceito que também se utiliza, sob o enfoque ecológico, afirma que a saúde é um estado de equilíbrio dinâmico entre o individuo e o seu ambiente, e considera que a doença ocorreria da ruptura desse mesmo equilíbrio dinâmico.
O Brasil tem participação fundamental na história da Organização Mundial da Saúde (OMS), que foi criada pela ONU para elevar os padrões mundiais de saúde. A proposta de criação da OMS foi de autoria dos delegados do Brasil, que propuseram o estabelecimento de um “organismo internacional de saúde pública de alcance mundial”. Desde então, o Brasil e a OMS desenvolveram intensa cooperação. A ONU tem representação fixa no Brasil desde 1950, que foi o período em que o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) iniciaram seus trabalhos no país. Dessa forma, atualmente há 18 organismos, como agências, fundos, programas e comissões regionais, instalados no Brasil. E inserido nesse número se encontra a OMS/OPAS (Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde).
Assim, a OMS atua no Brasil por meio da OPAS que funciona como um Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde para as Américas, sendo que, a OPAS faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e também faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU).
A OPAS possui basicamente as mesmas diretrizes da OMS, assim, ela coopera com os governos para melhorar políticas e serviços públicos de saúde, estimulando o trabalho em conjunto com os países, para alcançar metas comuns como iniciativas sanitárias multilaterais, de acordo com as decisões dos governos que fazem parte do corpo diretivo da Organização. A OPAS/OMS, através de técnicos e cientistas de vários países do mundo, promove a transferência de tecnologia e a difusão do conhecimento acumulado através de experiências produzidas nos Estados Membros da OPAS/OMS.
Como a OMS é uma agência especializada em medidas que visam a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população mundial, ela atua de maneira a compatibilizar sua atenção para todos os segmentos da saúde, dessa forma, ela possui uma atenção especial aos aspectos relacionados à saúde ocupacional, visto que, o mundo possui bilhões de trabalhadores atuando diariamente e que constantemente enfrentam condições adversas nos ambientes de trabalho para poderem exercer suas funções.
Pode-se dizer que a Saúde Ocupacional é o segmento da Saúde Publica que tem como objetivo a segurança e a higiene do ambiente do trabalho, bem como a saúde do trabalhador. A efetivação deste objetivo envolve uma equipe de profissionais que compreende o médico do trabalho, o ergonomista, o engenheiro de segurança do trabalho, o toxicologista, o enfermeiro, o psicólogo, além é claro do Técnico de Segurança do Trabalho, bem como outros profissionais de nível médio ou superior.
A OMS possui um papel fundamental no âmbito da saúde ocupacional, pois ela aborda essas questões com muita responsabilidade e salienta que manter um nível adequado de saúde não serve apenas para beneficiar as pessoas em si, pois esse é um fator bem mais abrangente e que atinge vários segmentos da sociedade mundial. Por exemplo, a saúde é, sem sombra de dúvida, um aspecto essencial para o crescimento da economia e mais relevante ainda para o seu incremento. O salto qualitativo pressupõe o desenvolvimento de recursos humanos, a aquisição de novas tecnologias e a própria criatividade, que só poderá acontecer num contexto de indivíduos saudáveis. É impossível pensar no Japão, nos Estados Unidos ou Alemanha, países desenvolvidos, com seus trabalhadores doentes ou subnutridos.
Dessa forma, numa tentativa de elevar a qualidade de vida e a produtividade dos trabalhadores do mundo inteiro, em 1957, um comitê misto composto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), reunidos em Genebra, Suíça, estabeleceram os seguintes objetivos para Saúde Ocupacional e estabeleceram o seu âmbito de atuação:

1 – Promover e manter o mais alto grau de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as ocupações;
2 – Prevenir todo prejuízo causado à saúde dos trabalhadores pelas condições do seu trabalho;
3 – Proteger os trabalhadores, em seu trabalho, contra os riscos resultantes da presença de agentes nocivos a saúde;
4 – Colocar e manter o trabalhador em uma função que convenha às suas aptidões fisiológicas e psicológicas;
5 – Adaptar o trabalho ao homem e cada homem ao seu trabalho.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda trata da necessidade de serem devidamente estabelecidas e classificadas algumas diferenciações que afetam a saúde do trabalhador, para que seja possível um melhor desenvolvimento destes conceitos, como segue abaixo:

Condições de Trabalho:

· Ambiente Físico: temperatura, barulho, vibrações, etc.
· Ambiente Químico: vapores, fumaças, tóxicos, etc.
· Ambiente Biológico.
· Condições de Higiene e Segurança.

Organização do Trabalho:

· Divisão do Trabalho
· Conteúdo da Tarefa
· Sistema Hierárquico
· Modalidades de Comando
· Relações de Poder
· Questões de Responsabilidades, etc.

Assim, segundo a OMS para que seja possível estabelecer uma qualidade de vida completa ao trabalhador, ou seja, que ele tenha “Saúde”, é necessário o ataque de todos os problemas de Condições de Trabalho e Organização do Trabalho.

Site oficial da OMS: http://www.who.int/en/

No comments: