Sunday, August 31, 2008

Artigo - Norma Regulamentadora 14 - Fornos

Introdução
Estabelece as recomendações técnico-legais pertinentes à construção, operação e manutenção de fornos industriais nos ambientes de trabalho. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, é o artigo 187 da CLT.
Normatizar a construção de fornos, observando-se a utilização de revestimento de materiais refratário de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos na NR 15, devendo ser instalados em locais adequados, oferecendo o máximo de segurança e conforto aos trabalhadores.

NR 14 - Fornos - Esta NR estabelece os procedimentos mínimos, fixando construção sólida, revestida com material refratário, de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância, oferecendo o máximo de segurança e conforto aos trabalhadores.
Os fornos, para qualquer utilização, devem ser construídos solidamente, revestidos com material refratário, de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos pela Norma Regulamentadora - NR 15.
Os fornos devem ser instalados em locais adequados, oferecendo o máximo de segurança e conforto aos trabalhadores.
Os fornos devem ser instalados de forma a evitar acúmulo de gases nocivos e altas temperaturas em áreas vizinhas.
As escadas e plataformas dos fornos devem ser feitas de modo a garantir aos trabalhadores a execução segura de suas tarefas.
Os fornos que utilizarem combustíveis gasosos ou líquidos devem ter sistemas de proteção para:
 Não ocorrer explosão por falha da chama de aquecimento ou no acionamento do queimador;
 Evitar retrocesso da chama.

Os fornos devem ser dotados de chaminé, suficientemente dimensionada para a livre saída dos gases queimados, de acordo com normas técnicas oficiais sobre poluição do ar.

Aplicações de Fornos - Áreas Diversas: Laboratorial, Tratamento Térmico em Geral, Forjaria, Alívio de Tensões, Revenimento, Recozimento, Prótese Dentaria, Tempera, Sinterização, Normalização, Calcinação, Cozimento de Cerâmicas, Telhas Plan e Colonial e etc.


Referências Bibliográficas

Disponível em http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentaDORAS/nr_14.asp, acessado em 27 de agosto de 2008.

Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Norma_Regulamentadora, acessado em 28 de agosto de 2008.

Disponível em http://www.sobes.org.br/nrs.htm, acessado em 29 de agosto de 2008.

ANA CAROLINE PAIVA

No comments: