Monday, September 1, 2008

NR-26 Sinalização de Segurança


Norma Regulamentadora Número 26 – Sinalização de Segurança

A sinalização nos locais de trabalho é uma maneira muito eficaz de se prevenir dos riscos profissionais, uma vez que estimula e desenvolve a atenção do trabalhador para os riscos que ele está exposto. Permite ao trabalhador recordar as instruções e os procedimentos adequados para cada situação de perigo. Portanto, o principal objetivo da sinalização de segurança é chamar a atenção, de uma maneira rápida, para objetos ou situações susceptíveis de provocar acidentes.
A Norma Regulamentadora número 26 (NR-26) é a responsável por introduzir a sinalização nos ambientes de trabalho, principalmente na utilização das cores na segurança do trabalho. Seu principal objetivo é fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para a prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquido e gases e advertindo os trabalhadores (ou visitantes) quanto aos possíveis riscos.
No geral, alguns cuidados devem ser tomados ao utilizar cores para a sinalização de segurança, como:
- o uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de evitar que ocorra confusão, distração e fadiga ao trabalhador;
- a indicação por cor é importante, especialmente, quando existe uma área de trânsito de pessoas estranhas ao trabalho, e deve vir acompanhada de sinais convencionais ou através de identificação por palavras.


As cores que devem ser adotadas como padrão são as seguintes:
-Vermelho;
-Amarelo;
-Branco;
-Preto;
-Azul;
-Verde;
-Púrpura;
-Lilás;
-Cinza;
-Laranja;
-Alumínio;
-Marrom.


-> Vermelho:
O vermelho é utilizado para as situações de emergência, sendo empregado para indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Não deve ser utilizado para assinalar perigo, como normalmente é confundido, pois comparado com o amarelo e o alaranjado ele possui uma menor visibilidade.
É utilizado em caixa de alarme de incêndio, hidrantes, bombas de incêndio, sirenes de alarme de incêndio, extintores e suas localizações, portas de saída de emergência, tubulações/válvulas/hastes do sistema de aspersão de água, dentre outros.

-> Amarelo:
O amarelo deve sempre ser utilizado para indicar “Cuidado”. Em canalizações, ele indica a presença de gases não liquefeitos.
É utilizado em: corrimões, escadas, vigas colocadas a baixa altura, espelho de degraus de escadas, meio-fios onde haja perigo de acidente, guindastes, escavadeiras, outros. Sempre com o intuito de chamar a atenção do trabalhador para possíveis acidentes.

->Branco:
O branco é empregado em localização de coletores de resíduos, zonas de segurança, áreas destinadas à armazenamento, áreas em tordo dos equipamentos de socorro, localização dos bebedouros, direção e circulação por passarelas e corredores.

->Preto:
Utilizado para indicar canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (óleo, lubrificante, etc.).

->Azul:
Indica “Cuidado”, sendo limitado a avisos contra movimentação de equipamentos que devem permanecer fora de serviço. É empregado também para canalizações de ar comprimido, fontes de potência e prevenção quanto a movimentos que possam ocasionar acidentes.

-> Verde:
Caracteriza “Segurança”, e é normalmente utilizado em: canalizações de água, caixas de equipamento de primeiros socorros, localização de EPI, dispositivos de segurança, mangueiras de oxigênio, etc.

->Laranja:
Usado para identificar: canalizações de ácidos, partes moveis de maquinas e equipamentos, dispositivos de cortes, dentre outros.

->Púrpura:
Perigo proveniente das radiações eletromagnéticas penetrantes de partículas nucleares.

-> Lilás:
Utilizado para indicar canalização de álcalis.

->Cinza:
- claro: canalização a vácuo;
- escuro: eletrodutos.

Alumínio e marrom são pouco utilizados, sendo eles indicados para certas tubulações e canalizações.
Além dessa caracterização geral sobre a utilização das cores no ambiente de trabalho, a norma também trás alguns itens no que diz a respeito de convenções, instruções, rotulagem e outros.

A Norma Regulamentadora para sinalizações de segurança deve ser utilizada em todo ambiente de trabalho (ex. indústrias, empresas, hospitais) que ofereça risco de acidente aos trabalhadores e às possíveis pessoas que visitem o local. A norma deve ser aplicada principalmente em um ambiente industrial, pois o número de processos é maior.
Um trabalho realizado com funcionários de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva verificou que 30 de 68 desses funcionários sofreram acidentes em um espaço de tempo de um ano, o que representa um índice de 44%. Deste valor, 7% estão relacionados à falta de sinalização. Isto comprova a importância da inserção da norma no ambiente de trabalho, pois reduz ou elimina a ocorrência de acidentes que podem, em casos extremos, vir a causar óbito ao trabalhador.


Referências Bibliográficas:
Nishide VM, Benatti MCC, Alexandre NMC. Ocorrência de acidente do trabalho em uma unidade de terapia intensiva. Ver. Latino-am Enfermagem 2004 março-abril; 12(2):204-11


Ministério do Trabalho e Emprego, NR-16 sinalização de segurança. Disponível em: <http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_26.pdf.>. Acesso em 30/08/2008.

2 comments:

Dani said...

Exercício: Comentário a NR-26 - Daniela M. Mota

A NR 26 cumpre uma função primordial em segurança: a padronização dos alertas e sinalizações de segurança.Assim permite-se a universalização das sinalizações, permitindo que o trabalhador esteja alerta em qualquer ambiente sinalizado, e não só o qual está habituado. Permiti-se também a cognição dos diversos tipos de sinalizações, onde o trabalhador em pouco tempo já estará com as sinalizações memorizadas, facilitando a reação aos riscos.
A forma como foi publicado o texto da NR-26 em nosso blog fugiu um pouco do escopo combinado em sala de aula, mas foi suficiente para o entendimento da norma e para a realização do comentário.

Rodrigo Zolini said...

A NR 26 padroniza os alertas por cores das sinalizações permitindo que independente de onde a pessoa esteja ela consiga saber dos riscos que estão presentes em seu ambiente de trabalho. Com a ótica de uma pessoa especializada na área (ministério do trabalho) faz-se necessária a rígida aplicação e verificação da norma em ambientes de trabalho que possam conter tais riscos a segurança do trabalhor.